A dor nas costas é uma condição frequente em muitas pessoas. Pode ocorrer por vários motivos, como sedentarismo, desgaste ou má postura. Por isso, vamos falar sobre como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem.

A razão pela qual as costas sofrem tantas dores é porque se trata de uma parte do corpo que carrega muito estresse e tensão. E, consequentemente, pode apresentar contraturas incômodas.

Muitas pessoas optam por uma massagem nas costas como forma de relaxamento, alívio do estresse ou alívio da dor.

Na maioria dos casos, as contraturas nas partes superior, média e lombar das costas são causadas pelo uso excessivo dos tecidos conjuntivos, fadiga muscular ou lesão dos músculos, bem como dos ligamentos e discos que sustentam a coluna.

Nesse sentido, a prática regular de exercícios e um estilo de vida ativo podem ajudar a prevenir contraturas. Mas as massagens praticadas por profissionais promovem um verdadeiro tratamento terapêutico, com relaxamento e sensação de bem-estar.

Causas da tensão muscular nas costas

Quem possui dor nas costas pode apresentar também os seguintes sintomas:

  • cansaço;
  • sono agitado;
  • inchaço abdominal;
  • dor de cabeça por tensão muscular;
  • falta de disposição.

Todos esses sinais indicam uma coisa: seu sistema nervoso não está trabalhando muito bem.

Inclusive, no caso de contraturas, quando as fibras musculares são torcidas na região posterior, a dor pode ser temporariamente incapacitante, sendo uma área muito importante para toda a estrutura musculoesquelética.

Mas como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem?

Nesse caso, para dissolver uma contratura nas costas, você pode procurar um massagista profissional, que aplicará técnicas específicas.

Mas é importante saber também como surgiu a tensão. Nesse sentido, a massagem atua de forma eficaz na contratura nas costas.

Contratura nas costas devido ao esforço muscular excessivo

O mecanismo que causa a contratura pode ser o de uma defesa contra o esforço excessivo, que acaba causando uma lesão no próprio músculo.

Quando o tecido muscular suporta um estresse além de seu limite, esse excesso de carga nos músculos faz com que eles se contraiam.

Além disso, quando o músculo não é aquecido ou sofre movimentos bruscos, aumenta o desconforto do músculo e sua contração.

Outro fator que pode aumentar esse problema são os problemas articulares, como no caso da escoliose ou problemas nos ombros, ou pela postura incorreta.

A má postura, por sinal, é um caso muito frequente em quem trabalha no computador por muito tempo ou em quem fica muito tempo em pé.

Portanto, a posição incorreta do músculo facilita sua contração e as costas sofrem repentinamente.

Os sintomas dessa contratura são falta de elasticidade muscular, aumento do tônus ​​ao palpar o músculo com inchaço (semelhante a cãibras) e dor generalizada nas costas, com frequência na região lombar.

Com o tempo, podem ser criados pontos de gatilhos e pontos dolorosos. Por isso, se você deseja saber como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem, é bom agir a tempo e dissolver a contratura das costas de maneira eficaz e oportuna.

Como aliviar a tensão muscular nas costas

Após os primeiros sintomas de contratura, é bom que o músculo descanse. Então, este primeiro período de descanso é seguido pelas atividades de massagem de relaxamento que irão criar um suprimento de sangue para os músculos e um alongamento da própria musculatura.

Você também deve trabalhar alongamentos e exercícios que não envolvam esforço muscular, para apoiar o trabalho do massagista e dissolver a contratura nas costas.

Essa tensão pode ser resolvida em cerca de 3-10 dias dependendo da intensidade da contratura das costas e pode afetar diversos músculos, dependendo do trauma que os músculos sofreram.

Além disso, a rigidez muscular e o aumento de volume terão efeitos diferentes dependendo das áreas afetadas. Podem causar efeitos colaterais como dor de cabeça, náusea e tontura.

Porém, a clássica “dor nas costas” geralmente se deve à região lombar, sendo a uma contratura nas costas na parte inferior.

Contratura nas Costas

Contratura muscular na parte superior das costas

Para saber como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem, é interessante que você saiba onde exatamente a dor precisa ser aliviada.

As contraturas também ocorrem na parte superior do corpo, das costas ao pescoço e ombros, e devem ser dissolvidas por meio de massagens especiais.

Na seção posterior, o massagista começa esfregando as partes doloridas, que devem ser identificadas pelo toque e pressão.

As áreas doloridas e rígidas devem ser friccionadas e posteriormente manipuladas por manobras de amassamento, para descontrair os músculos com todos os dedos e o polegar.

Assim, faz-se o movimento nos músculos das costas, para aliviar a tensão, também com toques de pinça, para reativar a circulação sanguínea e linfática, com pressão firme.

Em alguns casos, as técnicas de acupressão também podem ser usadas em pontos nervosos, como os músculos lombares ou ao longo da coluna.

É importante coordenar a pressão do polegar com a respiração e manter a posição de pressão por pelo menos um minuto, com intensidade variável dependendo da rigidez muscular.

Em todo caso, nunca exagere você mesmo na pressão, a menos que você seja um especialista em massagens Shiatsu ou manipulações energéticas. A situação pode piorar se você manipular os músculos incorretamente, então tome cuidado.

Como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem então?

Com a ajuda de um profissional, após amassamento e descontração com acupressão, é necessário voltar a esfregar as costas, abrangendo também os ombros e a região lombar com toques benéficos para o sistema muscular e nervoso.

Recomenda-se também o alongamento final após a massagem, para manter a flexibilidade dos músculos das costas e facilitar seu afrouxamento.

Tensão muscular causada por estresse e ansiedade

A tensão é um dos sintomas mais comuns de ansiedade e estresse. Na verdade, muitas vezes a vida nos coloca diante de muitas situações estressantes e difíceis de administrar.

Portanto, a tensão muscular também é a resposta fisiológica produzida pelo organismo frente a situações de desgaste emocional.

Quem sofre de ansiedade tem mais dificuldade em se livrar dessa tensão de maneira natural.

Porque a ansiedade causa tensão

Além de saber como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem, é interessante que você conheça as causas da tensão provenientes da ansiedade.

Normalmente, quando pensamos sobre a tensão muscular, focamos na ansiedade, mas precisamos nos lembrar também do estresse. Quase todas as consequências negativas da ansiedade derivam precisamente do estresse que a ansiedade causa.

Como resultado, a tensão muscular também é consequência do estresse. Quando a reação de “lutar ou fugir” é ativada, o sistema nervoso simpático ativa circuitos que estimulam glândulas, órgãos e uma série de reações fisiológicas que fazem os músculos se contraírem.

E quando você fica estressado por um longo período de tempo, seus músculos não saem da fase de contração. Essa condição pode causar dor, desconforto e problemas de mobilidade a longo ou curto prazo, em vários graus e intensidades.

De um modo geral, é possível dizer que pessoas que manifestam os sintomas de transtorno do pânico, hipocondria e outros transtornos de ansiedade tornam-se hipersensíveis aos sinais que o corpo lhes envia.

Uma massagem relaxante será muito útil na redução da dor relacionada às contrações musculares relacionadas ao estresse, pois ajuda a desatar os nós e as tensões.

Existem técnicas eficazes de automassagem, mas o recomendado é consultar um profissional para evitar o agravamento da tensão.

Massagem para estresse e tensão

Técnicas de massagens para aliviar tensão muscular nas costas

Para entendermos como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem, vamos ver algumas técnicas utilizadas.

A massagem nas costas é realizada por meio de diferentes tipos de massagem para manipulação das áreas afetadas.

Massagear, esfregar e aplicar pressão são os três movimentos principais. Esses movimentos atuam em todas as áreas afetadas pela tensão muscular.

Em grande parte dos casos seu uso é para fins terapêuticos, para o alívio da dor ou para uma inflamação em curso.

Em algumas situações, também é muito útil para aliviar o estresse e a tensão acumulada.

Como já dito, as contraturas musculares, que se dividem em agudas ou crônicas, costumam ser causadas por má postura, estresse, pouca ou muita atividade física. O torcicolo é um exemplo que traz dor e limitação de movimentos por vários dias.

Durante a massagem, a pessoa, após uma análise de sua condição psicofísica, é colocada de barriga para baixo em uma cama apropriada, com as costas parcialmente descobertas.

A massagem começa com movimentos circulares curtos que exercem pressão firme em pontos estratégicos das costas.

Em seguida, passamos aos movimentos de percussão, com toques curtos e repetitivos realizados com a palma da mão e os dedos.

Além disso, duas outras técnicas utilizadas na massagem para descontrair músculos das costas são: a amassar, que ajuda a relaxar os músculos, e a em leque, que percorre toda a coluna a partir da base da nuca.

Às vezes é bom usar óleos ou cremes específicos, que na massagem para contratura das costas são capazes de aliviar a dor e manter o efeito da massagem ao longo do tempo.

No final da massagem é importante levantar-se com calma, sem fazer movimentos muito precipitados, para evitar cambalear e perder o equilíbrio.

Quanto tempo dura uma massagem para aliviar tensão muscular nas costas?

Agora você já sabe como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem. Mas quanto tempo dura a sessão?

Em geral, as massagens que aliviam as contraturas devem durar de 50 minutos a uma hora para que o tratamento seja eficaz, mas alguns profissionais fazem massagens de até 80 minutos para obter melhores resultados.

Para escolher a duração da massagem, muitas vezes é necessária uma avaliação. Por este motivo, é uma boa ideia procurar o mesmo terapeuta para a maioria dos seus tratamentos.

Desta forma, o massoterapeuta conhecerá você e sua condição e poderá entender melhor sua avaliação ao longo do tempo para que você possa ter um tratamento mais eficaz.

 

Benefícios da massagem para amenizar dor nas costas

A massagem já foi considerada um luxo em tempos antigos. Hoje, às vezes é vista como algo para se presentear em um spa ou centro de bem-estar de vez em quando.

No entanto, o benefício de uma massagem é considerado uma terapia alternativa real. E, muitas vezes, também é recomendado por médicos. Portanto, os benefícios e o alívio que trazem não devem ser subestimados.

Aliviar dores

Como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem e aliviar dores?

Uma boa sessão de massagem descontraturante das costas, na verdade, pode ajudar a aliviar a dor lombar, a tensão na parte superior das costas, principalmente pescoço e ombros, que são as áreas mais afetadas por movimentos repetitivos ou imobilidade.

Melhorar o sono

Vale lembrar que a massagem nas costas também relaxa os músculos e alivia as tensões que podem causar dificuldade em adormecer ou manter um sono profundo.

Isso permite que você tenha ciclos completos de sono, necessários para um ótimo desempenho e boa saúde.

Melhorar a circulação

As massagens anti contração bem praticadas por massagistas competentes são ótimas para a circulação, o que ajudará a levar sangue com oxigênio e nutrientes aos principais músculos e órgãos com mais eficiência, auxiliando também nos processos de cura ou nas dores.

Relaxamento

Os benefícios são muitos e não dizem respeito apenas ao lado físico. Entre os mais evidentes estão a eliminação dos espasmos musculares, o relaxamento das contraturas e o relaxamento muscular.

As melhorias são visíveis já após a primeira sessão. Às vezes surgem dores pós massagem, o que é absolutamente normal, já que durante o tratamento você trabalha os músculos rígidos e tensos.

No entanto, são dores que passam em poucas horas, muito semelhantes às que você sente após um treino intenso.

Eliminar toxinas

Pelo que vimos até aqui, você já sabe como aliviar a tensão muscular nas costas com a massagem. Um de seus grandes benefícios é que ela pode reduzir a inflamação e evitar a retenção de líquidos.

Com a melhora na circulação sanguínea, haverá a eliminação de toxinas e de excesso de líquidos, além da maior oxigenação dos tecidos.

Diminuir a ansiedade

Além de melhorar o tônus muscular, as massagens ajudam a combater o peso, a ansiedade e o estresse.

Se antes eram indicadas apenas para quem praticava esportes, agora, com o aumento dos trabalhos em home office e das horas gastas em frente ao computador, elas são dirigidas a cada vez mais pessoas.

Evitar doenças

Frequentemente, várias sessões de massagem são necessárias para permitir que o músculo volte ao seu estado ideal.

Se feitas com regularidade, as massagens ajudam a evitar o aparecimento de doenças crônicas, como as relacionadas às dores musculares.

Espero que este artigo tenha te ajudado muito! Deixe o seu comentário aqui no Blog do Ellas Massagistas.

Gostou? Então Compartilhe!

4 comentários em “Como aliviar tensão muscular nas costas com a massagem”

  • Eu já tive muitos problemas lombares e nas costas, por causa da minha profissão de dentista. A única coisa que deu jeito foi realizar massagens frequentes nas costas para aliviar as dores, que eram terríveis. Fico muito tempo arqueada e com postura inadequada e acabei desenvolvendo inflações e tensões lombares severas. Com a ajuda de pilates e de massagem sueca, fui melhorando e hoje sou uma nova pessoa. Dores nas costas são terríveis e ter a massagem como uma aliada, pois os remédios não faziam mais efeito, foi uma bênção. Agora além da massagem, com a eliminação das dores, consigo realizar atividades físicas que também ajudam muito a fortalecer a musculatura. Sou muito grata à minha massagista por entender o meu problema e resolvê-lo. Agora sou uma nova pessoa, com muito mais disposição e não abandono de forma nenhuma minhas massagens. Adoro minha massagista, salvou a minha vida literalmente, pois com as fortes dores, estava quase parando de clinicar. Mas agora estou ótima. Nunca pensei que sessões de massagens frequentes com um massagista de primeira linha fosse tão benéfico. Recomendo a todos experimentar um dia uma deliciosa massagem. Mas não se esqueçam de escolher um boa massoterapeuta ou massagista experiente para ajudar, vale muito a pena.

  • Depois que comecei a fazer massagens com mais regularidades, principalmente, depois de atividades físicas nunca mais tive dores lombares e ciáticas. Além é claro que a recuperação pós treino é muito melhor. Hoje sou um frequentador assíduo de clínicas de massagem, massagistas autônomas e terapeutas. Foi a minha salvação, as dores era incessantes e muito fortes e com a ajuda massagem, nunca mais tive aquelas dores e desconfortos desagradáveis. Recomendo a todos a experimentar uma deliciosa sessão de massagem. É simplesmente, renovador, relaxante e com o tempo as dores vão sumindo. eu sou uma prova viva de que massagem com regularidade é o melhor caminho e combinação com atividades físicas para dores e problemas musculares, articulares, etc.

  • As dores crônicas que eu tinha nas costas e na coluna eram horríveis. Fiquei anos lutando com elas, indo a vários médicos, hospitais e muitos remédios tomados…. Depois de um conselho de um colega de trabalho, fui a um massagista experiente, orientado para esse tipo de tratamento e, em questão de algumas semanas, já quase não sentia mais dores. Resolvi fazer também atividades físicas e melhorou ainda mais. Hoje não penso mais em ir a médicos, que só passam remédios e drogas para controlar as dores. Com a massagem consegui eliminar o problema na raíz e depois, seguindo o conselho do massagista, comecei a fazer atividades físicas, musculação para aumentar a massa muscular e, assim evitar problemas futuramente. Hoje, só vou ao massagista com menor regularidade para relaxamento e alívio de algum desconforto, o que é raro. A quem está passando por esse mesmo problema, sugiro fortemente a massagem especializada, juntamente com uma equipe para planejar o seu tratamento. O alívio é muito rápido e a causa do problema é, de fato, eliminada. Não há que ficar tomando remédios para controlar as dores. Para mim, a massoterapia foi a salvação!!

  • Por mais de 12 anos trabalhei pesado entregando moveis , subindo escadas com as costas dobradas e muito peso, além disso passei por um stress muito forte durante mais de 10 anos, hoje tenho contratura causando fortes dores nas costas parte superior durante a noite, ja procurei todos tipos de medicos, fiz ressonância magnética da coluna dos músculos, mas nada foi encontrado para causar essa dor. Massagens e alongamentos faz piorar, para dormir tenho que tomar remédio e relaxantes musculares e colocar toalha quente. Não sei mais o que fazer.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.