Sabemos que nosso estado mental e físico proveniente do estresse diário tem uma forte influência no nosso bem-estar, assim como em nossas condições de saúde, afetando, inclusive, o aparecimento de doenças e enfermidades indesejadas futuramente.

Uma significativa dosagem de estresse, ansiedade e até mesmo depressão pode afetar radicalmente nossa imunidade, nos tornando ainda mais propícios a outros males, alimentando o ciclo, tornando a situação insustentável, como uma bola de neve.

No momento em que você começar a sentir os primeiros sinais de estresse, o importante é ajustar a sua agenda para realização de atividades prazerosas, a prática de exercícios físicos e a inserção de terapias, caso seja o proposto e  recomendado por profissionais especialistas, com a aplicação de massagens e terapias alternativas também.

Aliviar esse estresse e alterar todo o estado mental é extremamente benéfico, não apenas para manter a saúde mental e física em dia, mas também para desempenhar as sua atividades sejam elas profissionais ou pessoais, tão importantes para a nossa sobrevivência e paz emocional.

Geralmente, alguns dos sinais mais latentes de uma manifestação de estresse elevada é a falta de concentração, ansiedade exagerada e mudanças comportamentais mais perceptíveis, ou até mesmo mais sutis, revelando um aumento perigosos dos níveis de tensão.

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Outras formas de aliviar o estresse é fazer algumas pausas durante o dia, reservar momentos, mesmo que pequenos, para realizar atividades que lhe dê prazer. Ou até mesmo descansar e aproveitar o ócio durante alguns minutos do dia. Não há problema algum nisso. Em alguns países são realizados as sestas, logo após o almoço.

Se o seu nível de estresse estiver muito elevado, a primeira ação é parar o que você está fazendo no momento e respirar profundamente. Tente relaxar um pouco, deitando-se em um posição agradável e confortável, fechando os seus olhos e com o controle da respiração, tentar voltar ao seu estado normal.

Relaxe o seus ombros, braços, pernas e mãos. Não se preocupe tanto com o tempo, concentre-se na sua respiração e comece a pensar em situações agradáveis e relaxantes. Se sentir muita dificuldade em reduzir o estresse, coloque uma música suave, ou até mesmo uma música que lhe agrade, mas sem agitação.

Para alguns, pode-se tentar acender um incenso para aromatizar o ambiente. Se persistir, faça uma auto massagem. Inicie acariciando suas mãos, pescoço, pés e suas pernas. Se houver alguma pessoa mais experiente, ou até mesmo um contato de algum massagista, chame-o para lhe ajudar. Temos a certeza que uma massagem bem feita, durante poucos minutos na semana, já irá lhe fazer uma grande diferença e reduzir drasticamente os níveis de estresse no seu corpo.

Acenda uma vela, desligue as luzes e tente deixar o ambiente o mais confortável e aconchegante possível. Se estiver com a ajuda de um(a) massagista, este profissional irá utilizar óleos específicos para massageá-lo, tornando a experiência do relaxamento ainda mais eficaz.

A aromaterapia com a massagem também é um poderoso método de relaxamento e, que em algumas situações, provoca no paciente estressado um estado meditativo avançado, que acalma sua mente e coração. Alguns elementos utilizados em uma massagem bem feita, ajudam na reabilitação do paciente, trazendo a si novamente seu estado normal, eliminando o estresse, proporcionando um bem estar indescritível.

Nós estamos muito mais suscetíveis ao estresse quando estamos enfrentando algum tipo de dificuldade na vida, seja financeira ou pessoal. E a massagem é a terapia mais popular e ao alcance de todos, com resultados comprovados e que ajuda seus pacientes estressados a recuperar seus estados de vigília e conforto mental rapidamente.

Além disso, busque também realizar orações, caso seja adepto à alguma religião ou filosofia de vida (como o espiritismo), solicitando à Deus ou aos seu mensageiros e espíritos elevados, forças para combater o estresse e seguir adiante fazendo o bem e ajudando sempre ao próximo.

A caridade também é uma forma de nos tornarmos mais felizes, menos estressados, vendo outras pessoas se sentindo melhor. Sempre quando vemos a felicidade ou a alegria estampada no rosto de outras pessoas, nos sentimos mais felizes também. Alimenta nossas almas e ficamos mais relaxados e menos preocupados com nossas preocupações. Seja caridoso, ajude sempre o próximo, que os seus estados constantes de estresse e ansiedade serão amenizados significativamente.

Se financeiramente não for possível contratar uma massagista profissional, faça uma auto massagem diariamente. Permita-se acariciar o seu corpo, ou peça para que seu ou sua companheiro(a) o faça. Além de relaxar, acalmar e continuamente reduzir o estresse, também aumentará os laços de companheirismo e afeto com o seu ou a sua parceiro(a).

Respire sempre de forma cadenciada, controle a sua respiração. Observe-a. Evite a respiração rápida, com a auto ventilação. Faça pausas entre a expiração e a inspiração. Conte pelo menos 4 segundos em cada etapa e verá que você voltará a tomar conta de seu corpo, aliviando a ansiedade e o estresse momentaneamente.

Tente alimentar-se de maneira adequada, coma devagar, sinta o gosto do alimento. Sinta prazer durante as refeições. O sentir prazer está intimamente relacionado com o estresse. Se você não se permitir sentir prazer, ao menos durante as refeições, engolindo a comida, sem mastigar, e sem sentir o gosto dos alimentos, você aumentará ainda mais a sensação de estresse e irritabilidade.

Alimentacao com massagem

Tenha uma vida equilibrada. Trabalhe e estude bastante, sim! Mas também tenha momentos de prazer, fazendo atividades que você gosta. Seja sendo voluntário fazendo caridade e ajudando as pessoas, seja estudando e treinando com seu instrumento musical favorito ou até mesmo cozinhando, se você for um amante da gastronomia.

A massagem é uma poderosa ferramenta para reduzir e até mesmo acabar com o estresse, mas o seu estilo de vida também influencia muito. O modo como você leva a vida também é um desencadeador potente de doenças provenientes do estresse, da ansiedade e de outros transtornos mentais.

Portanto, aproveite sim os benefícios inegáveis da massagem. Há muitas modalidade descritas no Blog do Ellas que poderão lhe ajudar, mas também alie a massagem ao seu estilo de vida. Ter uma vida mais equilibrada, com sessões regulares de massagens irão te permitir obter resultados significativos e eliminar de uma vez o estresse de sua vida.

Faça massagens regulares, seja caridoso, alimente-se adequadamente, faça atividades prazerosas, estude, trabalhe com afinco (mas sem que isso lhe tome todo o seu tempo de vida), durma bem e com qualidade e equilíbrio e você verá que o estresse não será mais um problema em sua vida. Nós, do Ellas Massagistas, esperamos que tenhamos lhe ajudado com dicas importantes para você ser tornar uma pessoa mais equilibrada, sem estresse e muito mais feliz!

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2 comentários em “Como Gerenciar o Estresse Como a Massagem”

  • Eu percebi que fazendo massagem e dormindo mais as minhas crises de estresse e ansiedade diminuíram muito. Agora só falta fazer mais atividades físicas, comer melhor e tentar ser menos nervoso. Mas nesse mundo em que vivemos é bem difícil seguir tudo a risca. Tem que tentar o equilíbrio mesmo como dito no artigo, mas é bem difícil. Gostei do artigo por abordar vários aspectos do estresse, não focando somente na massagem.

  • Ter uma vida equilibrada, como bem disse o texto é a chave da questão. Saber dosar tudo na vida é o segredo. A Massagem pode ajudar nos casos mais graves, ou até mesmo ser feita de forma regular, também equilibrada. O que conta mesmo é ter uma vida mais leve, ter menos, ajudar mais, trabalhar, estudar, tudo na dosagem certa. Amei o artigo!! Já fiz muita massagens com massagistas experientes em momentos difíceis da minha vida e me ajudaram muito na ocasião. Mas só comecei a melhorar quando me reequilibrei melhor.

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