Você certamente já ouviu falar sobre que é terapia alternativa, certo? As terapias alternativas são formas leves de tratamento que complementam a medicina tradicional. Ou, também, podem ser usadas de forma isolada para garantir o bem-estar.

O cuidado não se baseia em tomar medicamentos convencionais, mas, sim, optar por métodos naturais, muitos deles milenares, para auxiliar a saúde em diversos aspectos.

Muitas técnicas de medicina alternativa apresentam efeitos surpreendentes e também são reconhecidas pela medicina.

Para saber mais sobre o tema, acompanhe a leitura!

O que é a terapia alternativa?

Métodos alternativos de cura são geralmente abordagens terapêuticas que oferecem uma alternativa à medicina convencional.

Algumas das opções de tratamento não estão muito distantes da medicina clássica e agora estão até incluídas no conceito de terapia por médicos.

Diversas terapias alternativas usam plantas medicinais naturais que podem ativar o fluxo de energia e os poderes de auto cura do corpo.

A medicina alternativa não trata apenas de sintomas. O direcionamento envolve a pessoa como um todo. Isso significa que se considera o psiquismo, a alimentação e as condições de vida.

Para entender o que é terapia alternativa, vale fazer uma observação. Quando os médicos convencionais atingem seus limites no tratamento de doenças crônicas, por exemplo, a terapia alternativa é uma aliada tanto para fatores físicos quanto para psicológicos.

Que tipos de terapia alternativa existem?

Massagens terapêuticas

As massagens são métodos de cura muito antigos e eram usados ​​na China e no Egito, bem como na Grécia e na Roma antigas.

Nos séculos XIX e XX, as técnicas para várias massagens se aperfeiçoaram.

As massagens são, por exemplo, uma parte importante da fisioterapia. Alguns exemplos usados para esse fim são:

As massagens têm muitos benefícios e têm por intuito renovar as funções do organismo, induzir os poderes de cura e aliviar a tensão muscular.

As técnicas de massagem adequadas podem amenizar o desconforto nos órgãos internos e, também, aliviar a tensão e a ansiedade.

Então, o que é a o que é terapia alternativa nesse caso? Ela contribui para aumentar o fluxo sanguíneo local e descongestionar veias e vasos linfáticos.

Portanto, regula a tensão muscular, melhora o metabolismo e a pressão celular na pele e no tecido conjuntivo, além de aliviar a dor.

Por exemplo, a massagem clássica ajuda no tratamento de doenças reumáticas, de pressão alta, de distúrbios circulatórios nas pernas, entre outros.

Inclusive, a eficácia da massagem terapêutica já foi identificada em diversas pesquisas.

Massagem terapêutica

Fitoterapia

A fitoterapia se refere ao uso de plantas medicinais para aliviar certas doenças. As aplicações típicas são pomadas, chás, inalações, compressas, banhos ou a ingestão de gotas.

Muitos remédios caseiros antigos vêm da fitoterapia, como o chá de erva-doce para problemas digestivos, a inalação de camomila para resfriados ou um banho de lavanda para distúrbios do sono.

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com métodos diferentes. Esses incluem acupuntura, ventosas e fitoterapia.

Para entender o que é terapia alternativa, o exemplo da acupuntura clássica se baseia na ideia de energia vital.

Ao estimular certos pontos de no corpo com agulhas, a energia vital deve fluir livremente e, por conseguinte, aliviar a tensão, dores e as cãibras.

Estudos já mostraram que a acupuntura pode ajudar curar certas enfermidades. É por isso que a acupuntura passou da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para as práticas médicas no Ocidente nos últimos anos.

Mais e mais médicos estão treinando para se tornarem acupunturistas, porque as agulhas podem aliviar alergias, dores de cabeça e enxaquecas, dores nas costas e osteoartrite.

O que é a terapia alternativa Ayurveda?

A palavra Ayurveda tem origem sânscrita e se refere a “sabedoria da vida”. É também entendido como a arte milenar indiana de curar.

O conceito engloba estilo de vida e atitude perante a vida. Se houver equilíbrio em todas as áreas, a pessoa será saudável. Consequentemente, as doenças só se desenvolvem quando há um desequilíbrio.

Nesse sentido, pressão alta, problemas nas articulações do joelho, doenças inflamatórias intestinais, colite ulcerativa e doença de Crohn ou reumatismo já responderam bem ao tratamento ayurvédico em estudos científicos.

Continue lendo para entender o que é terapia alternativa!

Homeopatia

O princípio da homeopatia clássica é: “Cure semelhantes com semelhantes”. Ou seja, o que causaria sintomas em uma pessoa saudável pode aliviar os sintomas em uma pessoa doente.

A homeopatia deriva do grego: “homoios” significa semelhante e “pathos”, que é sofrimento.

A homeopatia tem dois princípios básicos: o estímulo e a regulação, bem como o princípio da similaridade. Quando aplicado corretamente, o princípio da similaridade permite a seleção do medicamento homeopático adequado que, após a administração, deve fornecer o estímulo para a posterior regulação.

Portanto, o indivíduo é visto como um sistema holístico que está em desequilíbrio quando ocorre uma doença.

De acordo com a experiência de médicos homeopatas e profissionais alternativos, esse sistema pode ser regulado e trazido de volta ao equilíbrio por meio de estímulos direcionados.

Como terapia de estímulo e regulação, a homeopatia tem o poder de ativar os poderes de cura do próprio corpo.

Homeopatia

Terapia floral de Bach

Vamos ver agora o que é terapia alternativa no caso dos florais de Bach. O objetivo desta terapia é restaurar o equilíbrio interno usando extratos de flores especiais.

Ao tomar os extratos de flores em forma de gotas, várias causas de doenças, como estresse, medos e bloqueios, se atenuam.

A rigor, existem 38 essências florais na terapia floral de Bach, que são atribuídas a 38 estados da alma. O método recebeu o nome de seu inventor, Dr. Edward Bach, que atuou principalmente no início do século XX.

Aromaterapia

Os óleos essenciais são o principal meio utilizado na aromaterapia. Os aromas refletem o efeito favorável no sistema límbico do cérebro, que é responsável pela produção de sentimentos e hormônios.

Dessa forma, os óleos vegetais podem ser usados ​​como fragrância ambiente, como óleo de massagem ou gotas.

Osteopatia

A osteopatia é uma das formas manuais de terapia. É uma forma de tratamento que enfoca o sistema esquelético e a psique humana.

Osteopatia

O terapeuta pode aliviar a tensão e aderências no tecido com movimentos específicos. Isso estimula o fluxo de energia e os poderes de cura do corpo.

Ao mesmo tempo, os músculos esqueléticos se fortalecem e as articulações se mobilizam.

Dor na cabeça, pescoço ou costas pode ser suavemente aliviada pela osteopatia, assim como distúrbios funcionais dos órgãos.

Por ser uma forma de tratamento delicada, é muito utilizada no tratamento de crianças. Gostou deste artigo sobre o que é terapia alternativa? Então deixe o seu comentário logo baixo!

Gostou? Então Compartilhe!

Um comentário em “O que é terapia alternativa e como ela auxilia a saúde?”

  • A Homeopatia é maravilhosa. Tive excelentes resultados que não obtive com medicamentos farmacológicos. Demora um pouco, mas ao longo do tempo a homeopatia vai mostrando que é realmente eficaz e uma excelente forma de terapia alternativa. Nunca tentei a massagem. Preciso experimentar um dia, pois já me disseram que com um bom massagista, consegue-se milagres. Tenho um primo que faz regularmente massagens para relaxamento e tornou-se uma pessoa muito mais calma. Ele era extremamente agitado e com a massagem, sua vida se tornou mais leve, conforme suas próprias palavras. Deve ser maravilhoso mesmo, uma linda massagista te massageando e acariciando o seu corpo, ainda mais se rolar um finalzinho feliz!! rsrsrs

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *