Você certamente já ouviu falar sobre que é terapia alternativa, certo? As terapias alternativas são formas leves de tratamento que complementam a medicina tradicional. Ou, também, podem ser usadas de forma isolada para garantir o bem-estar.
O cuidado não se baseia em tomar medicamentos convencionais, mas, sim, optar por métodos naturais, muitos deles milenares, para auxiliar a saúde em diversos aspectos.
Muitas técnicas de medicina alternativa apresentam efeitos surpreendentes e também são reconhecidas pela medicina.
Para saber mais sobre o tema, acompanhe a leitura!
O que é a terapia alternativa?
Métodos alternativos de cura são geralmente abordagens terapêuticas que oferecem uma alternativa à medicina convencional.
Algumas das opções de tratamento não estão muito distantes da medicina clássica e agora estão até incluídas no conceito de terapia por médicos.
Diversas terapias alternativas usam plantas medicinais naturais que podem ativar o fluxo de energia e os poderes de auto cura do corpo.
A medicina alternativa não trata apenas de sintomas. O direcionamento envolve a pessoa como um todo. Isso significa que se considera o psiquismo, a alimentação e as condições de vida.
Para entender o que é terapia alternativa, vale fazer uma observação. Quando os médicos convencionais atingem seus limites no tratamento de doenças crônicas, por exemplo, a terapia alternativa é uma aliada tanto para fatores físicos quanto para psicológicos.
Que tipos de terapia alternativa existem?
Massagens terapêuticas
As massagens são métodos de cura muito antigos e eram usados na China e no Egito, bem como na Grécia e na Roma antigas.
Nos séculos XIX e XX, as técnicas para várias massagens se aperfeiçoaram.
As massagens são, por exemplo, uma parte importante da fisioterapia. Alguns exemplos usados para esse fim são:
- Massagem clássica, realizada por massagistas comuns.
- Terapia de Reflexologia.
- Massagem com jato de pressão subaquática.
- Drenagem linfática manual.
As massagens têm muitos benefícios e têm por intuito renovar as funções do organismo, induzir os poderes de cura e aliviar a tensão muscular.
As técnicas de massagem adequadas podem amenizar o desconforto nos órgãos internos e, também, aliviar a tensão e a ansiedade.
Então, o que é a o que é terapia alternativa nesse caso? Ela contribui para aumentar o fluxo sanguíneo local e descongestionar veias e vasos linfáticos.
Portanto, regula a tensão muscular, melhora o metabolismo e a pressão celular na pele e no tecido conjuntivo, além de aliviar a dor.
Por exemplo, a massagem clássica ajuda no tratamento de doenças reumáticas, de pressão alta, de distúrbios circulatórios nas pernas, entre outros.
Inclusive, a eficácia da massagem terapêutica já foi identificada em diversas pesquisas.
Fitoterapia
A fitoterapia se refere ao uso de plantas medicinais para aliviar certas doenças. As aplicações típicas são pomadas, chás, inalações, compressas, banhos ou a ingestão de gotas.
Muitos remédios caseiros antigos vêm da fitoterapia, como o chá de erva-doce para problemas digestivos, a inalação de camomila para resfriados ou um banho de lavanda para distúrbios do sono.
Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com métodos diferentes. Esses incluem acupuntura, ventosas e fitoterapia.
Para entender o que é terapia alternativa, o exemplo da acupuntura clássica se baseia na ideia de energia vital.
Ao estimular certos pontos de no corpo com agulhas, a energia vital deve fluir livremente e, por conseguinte, aliviar a tensão, dores e as cãibras.
Estudos já mostraram que a acupuntura pode ajudar curar certas enfermidades. É por isso que a acupuntura passou da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para as práticas médicas no Ocidente nos últimos anos.
Mais e mais médicos estão treinando para se tornarem acupunturistas, porque as agulhas podem aliviar alergias, dores de cabeça e enxaquecas, dores nas costas e osteoartrite.
O que é a terapia alternativa Ayurveda?
A palavra Ayurveda tem origem sânscrita e se refere a “sabedoria da vida”. É também entendido como a arte milenar indiana de curar.
O conceito engloba estilo de vida e atitude perante a vida. Se houver equilíbrio em todas as áreas, a pessoa será saudável. Consequentemente, as doenças só se desenvolvem quando há um desequilíbrio.
Nesse sentido, pressão alta, problemas nas articulações do joelho, doenças inflamatórias intestinais, colite ulcerativa e doença de Crohn ou reumatismo já responderam bem ao tratamento ayurvédico em estudos científicos.
Continue lendo para entender o que é terapia alternativa!
Homeopatia
O princípio da homeopatia clássica é: “Cure semelhantes com semelhantes”. Ou seja, o que causaria sintomas em uma pessoa saudável pode aliviar os sintomas em uma pessoa doente.
A homeopatia deriva do grego: “homoios” significa semelhante e “pathos”, que é sofrimento.
A homeopatia tem dois princípios básicos: o estímulo e a regulação, bem como o princípio da similaridade. Quando aplicado corretamente, o princípio da similaridade permite a seleção do medicamento homeopático adequado que, após a administração, deve fornecer o estímulo para a posterior regulação.
Portanto, o indivíduo é visto como um sistema holístico que está em desequilíbrio quando ocorre uma doença.
De acordo com a experiência de médicos homeopatas e profissionais alternativos, esse sistema pode ser regulado e trazido de volta ao equilíbrio por meio de estímulos direcionados.
Como terapia de estímulo e regulação, a homeopatia tem o poder de ativar os poderes de cura do próprio corpo.
Terapia floral de Bach
Vamos ver agora o que é terapia alternativa no caso dos florais de Bach. O objetivo desta terapia é restaurar o equilíbrio interno usando extratos de flores especiais.
Ao tomar os extratos de flores em forma de gotas, várias causas de doenças, como estresse, medos e bloqueios, se atenuam.
A rigor, existem 38 essências florais na terapia floral de Bach, que são atribuídas a 38 estados da alma. O método recebeu o nome de seu inventor, Dr. Edward Bach, que atuou principalmente no início do século XX.
Aromaterapia
Os óleos essenciais são o principal meio utilizado na aromaterapia. Os aromas refletem o efeito favorável no sistema límbico do cérebro, que é responsável pela produção de sentimentos e hormônios.
Dessa forma, os óleos vegetais podem ser usados como fragrância ambiente, como óleo de massagem ou gotas.
Osteopatia
A osteopatia é uma das formas manuais de terapia. É uma forma de tratamento que enfoca o sistema esquelético e a psique humana.
O terapeuta pode aliviar a tensão e aderências no tecido com movimentos específicos. Isso estimula o fluxo de energia e os poderes de cura do corpo.
Ao mesmo tempo, os músculos esqueléticos se fortalecem e as articulações se mobilizam.
Dor na cabeça, pescoço ou costas pode ser suavemente aliviada pela osteopatia, assim como distúrbios funcionais dos órgãos.
Por ser uma forma de tratamento delicada, é muito utilizada no tratamento de crianças. Gostou deste artigo sobre o que é terapia alternativa? Então deixe o seu comentário logo baixo!
2 comentários em “O que é terapia alternativa e como ela auxilia a saúde?”
A Homeopatia é maravilhosa. Tive excelentes resultados que não obtive com medicamentos farmacológicos. Demora um pouco, mas ao longo do tempo a homeopatia vai mostrando que é realmente eficaz e uma excelente forma de terapia alternativa. Nunca tentei a massagem. Preciso experimentar um dia, pois já me disseram que com um bom massagista, consegue-se milagres. Tenho um primo que faz regularmente massagens para relaxamento e tornou-se uma pessoa muito mais calma. Ele era extremamente agitado e com a massagem, sua vida se tornou mais leve, conforme suas próprias palavras. Deve ser maravilhoso mesmo, uma linda massagista te massageando e acariciando o seu corpo, ainda mais se rolar um finalzinho feliz!! rsrsrs
Já experimentei vários tratamentos alternativos e sempre me dei muito bem com todos. Dentre os meus favoritos estão a homeopatia e a massagem. O primeiro é que consigo curar um monte de doenças, como gripes e resfriados muito rápido. É muito mais natural do que substâncias farmacológicas, que te geram um monte de efeitos colaterais, e você acaba entrando num ciclo sem fim de remédios para combater os efeitos colaterais de outros remédios. Já na massagem, faz parte de minha rotina, pois faço muito exercícios físicos e preciso de massagem, para prevenir lesões, assim como também amenizar a dor e acelerar a cura de lesões musculares, que fazem parte do dia dia de um atleta, mesmo que amador. Aconselho sempre procurarem massagistas gabaritados e experientes, pois muitos se passam por massagistas, mas não são. Aí não vai adiantar nada. Além do relaxamento e amenização do estresse físico e mental, a massagem é altamente benéfica para prevenção de problemas futuros. Prepara o músculo para uma atividade mais intensa, ajuda na circulação e na eliminação de resíduos e impurezas, como ácido lático, produzidos após a musculação. Para mim é excelente. Após um treino puxado, comer mais proteínas, carboidratos simples, banana e pelo menos 30 minutos de massagem é a melhor opção. Você fica muito mais bem disposta durante o dia inteiro, pois costumo fazer meu treino bem cedo, quando me sinto mais energizada, após o sono. Adorei o artigo, aborda bastantes detalhes que desconhecia, inclusive terapias que vou experimentar. Parabéns pelo ótimo conteúdo!