Poucas coisas nesse mundo são piores do que não conseguir dormir. Todos nós temos a necessidade de dormir e descansar. Precisamos repor nossas energias, também através do sono profundo e restaurador.

Devemos dormir entre sete e oito horas todos os dias para alcançarmos o descanso pleno e equilibrar todas as nossas funções orgânicas.

Um sono reparador, não apenas descansa o nosso corpo e nossa mente, como também organiza nosso sistema imunológico, neurológico e endócrino, mantendo as nossas funções vitais intactas e funcionando adequadamente.

Boas noites de sono ajudam a combater doenças e problemas de saúde indesejados como a diabetes, a hipertensão, auxiliando e melhorando a memória, além de reduzir a chances de depressão, provenientes do estresse e da ansiedade.

Existem diversas formas naturais para melhorar o seu sono e diminuir a insônia indesejada. Uma delas é criar uma rotina antes de dormir, indo para a cama sempre no mesmo horário. A dica aqui é se deitar sempre que se sentir cansado e procurar dormir na mesma hora das noites anteriores.

Outra dica é tentar manter o ambiente sempre o mais escuro possível, eliminando quaisquer focos de luzes, como telefones, leds, televisores e aparelhos eletrônicos. Ao manter o ambiente escuro, acionamos um “alerta” em nossa mente de que chegou a hora de dormir.

Ler um livro interessante também é uma ótima forma de desacelerar os pensamentos e criar um estado de relaxamento propício para o descanso e, consequentemente, para o sono profundo.

Desligue-se. Evite utilizar o Smartphone, tablets e computadores, vídeo games perto da hora de dormir. Desligue também a televisão uma hora antes de dormir para desacelerar a mente e permitir que o corpo relaxe e consiga se desligar. Assim, seu sono será muito mais reparador e profundo.

Alimente-se bem durante o dia e evite comer alimentos pesados e gordurosos à noite. Alimentos que possuem estimulantes em sua composição, como a cafeína e açúcar, também devem ser evitados antes de se deitar.

Antes de dormir, tente fazer uma meditação orientada. Respire profundamente e mantenha a calma. Uma meditação bem feita irá ajudar a relaxar e, invariavelmente, a cair no sono.

meditação e massagem

Outra recomendação infalível é agendar uma massagem direcionada. Isso mesmo, uma massagem bem caprichada irá ajudá-lo(a) alcançar o relaxamento profundo, induzindo o sono restaurador. A massagem irá reduzir a agitação mental, eliminar o estresse e a ansiedade, melhorando muito a qualidade de seu sono.

Se você também sofre de dores musculares ou tensionais, uma massagem realizada por um profissional massagista qualificado irá ajudá-lo a dormir melhor e acabar com a sua insônia.

Com o relaxamento obtido através da massagem, a qualidade do sono melhorará, como já dito, permitindo que o paciente alcance com maior facilidade os estágios profundo do sono, que é fase quando temos a maior reparação e organização das nossas funções vitais.

Muitos não sabem, mas a massagem ajuda no aumento da produção de serotonina, que por sua vez está intimamente relacionada com a produção de melatonina. Este último hormônio (melatonina) é produzido pela glândula pineal e, ao ser expelido, tem a função preparar o corpo para o sono, atuando diretamente em nosso ciclo circadiano.

Desta forma, a massagem atua indiretamente no qualidade de nosso sono, além de mitigar problemas de depressão, ansiedade e dores musculares que podem impedir o completo relaxamento do nosso corpo, piorando a qualidade do sono.

Estudos recentes têm demonstrado que apenas trinta minutos de massagem por semana já podem atuar de forma significativa no organismo humano, aumentando os níveis de serotonina, facilitando, assim, a produção de melatonina, tão essencial para regulação do sono.

Sem mencionar que sessões de massagem regulares irão aumentar a concentração e a disposição de pacientes afetados pela insônia, permitindo que o relaxamento necessário seja obtido com maior facilidade.

Gostou? Então Compartilhe!

Um comentário em “Dormindo mal? Saiba Como a Massagem Pode te Ajudar”

  • Tive muita insônia durante o período que estive fora do país. Trabalhava demais e tinha pouco tempo para descansar. Era terrível, só quem passou por essa situação de insônia crônica é que pode entender como é péssimo ficar sem dormir.
    No meu caso eu consegui resolver o problema trabalhando menos, mas se eu soubesse que a massagem poderia me ajudar talvez eu conseguisse suportar mais e ficar mais tempo trabalhando. Excelente artigo!! Se tivesse um Ellas no país onde eu trabalhava iria me ajudar muito com essas belas massagistas…

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *