Antes de iniciar o artigo, como você está agora? Sentado em uma cadeira na frente de seu computador ou lendo no seu celular, deitado no sofá de sua casa?! E a sua postura neste exato momento, como está?

Infelizmente, estamos acostumados a negligenciar o modo como nos sentamos, andamos e até mesmo como ficamos em pé. Ficamos muitas horas sentados trabalhando, e, muitas vezes, nem mesmo observamos se estamos com a postura adequada.

Somado a esses fatores, ainda há o estresse, que impõe sobre nossas colunas, ombros e pescoços mais tensão e rigidez, que a longo prazo irá nos trazer outras complicações como dores nos ombros, enrijecimento do pescoço, desconfortos persistentes nos braços e antebraços, além de enxaquecas e dores lombares e ciáticas.

Podemos reparar com atenção quando estamos concentrados trabalhando em frente ao computador. Nosso corpo se inclina para frente, projetando a cabeça e,assim, forçando demasiadamente a musculatura posterior do pescoço.

E na medida em que o tempo passa, com o aumento da concentração no trabalho, ficamos horas sem perceber na mesma posição, sobrecarregando todos os músculos do pescoço, das costas e dos braços e, assim, começamos a ter dores de cabeça e outros sintomas tensionais típicos.

Os ombros e a coluna curvados por tempos prolongados, de forma constante ao longo de muitos anos, podem desencadear a formação de nós de tensão nos tecidos musculares, agravando ainda mais a situação e piorando a postura, arqueando ainda mais os ombros e as costas pelo excesso de rigidez.

Massagem - postura errada

Aqueles que também costumam passar horas do dia digitando podem desenvolver problemas mais graves como a Síndrome do Túnel do Carpo, devido a compressão do nervo do punho, dado o enrijecimento da musculatura do antebraço, ocasionando dores e impedimentos mais graves.

Além da massagem, há muitas formas de aprimorar a sua postura e desenvolver o hábito de mantê-la sempre na posição correta e saudável.

E entre as principais recomendações, podemos citar: implementação de exercícios físicos e musculares em sua rotina, realização de alongamentos com frequência, correção da respiração – observando o movimento peitoral -, fortalecimento do abdome, manter-se ereto enquanto caminha e fazer pausas durante o expediente para se movimentar e se alongar com regularidade.

E como a massagem pode ajudar na correção da postura?

Antes de relacionar os benefícios da massagem na correção da postura, convém lembrar que a massagem tem como principal objetivo, neste contexto, relaxar e suavizar as musculaturas envolvidas, permitindo que seu corpo se posicione naturalmente, de forma adequada, sem dores e desconfortos que possam impedir a nova readaptação.

Ao nos submetermos a sessões de massagem com regularidade e planejamento, nossos músculos, com o passar do tempo, perdem a rigidez exagerada e nociva, nossas juntas e articulações tornam-se mais leves e flexíveis – com maior mobilidade e amplitude nos movimentos -, sem mencionar a redução da pressão nos ligamentos, decorrentes da má postura.

Entre as principais modalidades de massagens que podem ser aludidas para a melhoria da postura são: Massagem Sueca, a Massagem Desportiva e a Massagem dos Tecidos Profundos.

Massagem postural

A massagem dos tecidos profundos, por se concentrar nas camadas de tecidos conectivos mais internos, assim como nas fibras musculares, consegue diminuir a rigidez muscular, eliminando as restrições de movimentos, permitindo, assim, o aumento da mobilidade e do alcance dos deslocamentos, recuperando a postura adequada.

Já a massagem sueca tem a incrível capacidade terapêutica, ajudando nossas mentes e corpos a relaxar com maior profundidade. O objetivo principal desta modalidade de massagem, na correção postural, é aliviar os estados de tensão e estresse mental e físico.

Ao aliviar a tensão e reduzir o estresse, os enrijecimentos e as dores são amenizados, permitindo que o paciente, livre de dor, se reposicione para uma postura correta, aliando-se ao tratamento com massagem alguns exercícios físicos para manutenção dos resultados.

A explicação fisiológica para o descrito acima, consiste no fato de que o relaxamento provocado pela massagem corrobora para a vasodilatação. Esta, por sua vez, reduz a pressão sanguínea, o que facilita o escoamento de sangue pelos vasos sanguíneos, aumentando a temperatura dos músculos, assim como permitindo a melhor nutrição destes.

Assim, mais aquecidos e nutridos, os tecidos musculares tornam-se menos enrijecidos e mais suavizados, melhorando a postura do paciente, devido à eliminação ou mitigação das restrições motoras.

Além disto, a própria fricção na pele exercida pela massagem também aumenta a temperatura das fibras musculares conectivas, reduzindo, portanto, a inelasticidade dos tecidos, aumentando sua flexibilidade, facilitando a correção postural.

De forma sintética, quando os músculos e os tecidos tornam-se mais duros e menos flexíveis, devido aos nós de tensão e estresse, a postura também fundamentalmente é afetada.

Outras técnicas de massagem, dentro das modalidade já citadas anteriormente acima, também são muito eficazes na correção da postura. Entre elas, as mais utilizadas são: liberação miofascial, golpes (toques) profundos e mobilizações.

A técnica dos golpes ou toques profundos envolve a massagem na sua forma mais intensa, visando afetar as fibras musculares, aquecendo-as para torná-las mais maleáveis e relaxadas.

A liberação miofascial envolve a atenuação da rigidez dos tecidos fasciais, que são os tecidos fibrosos que envolvem os músculos. Com maior plasticidade e elasticidade destes tecidos, menor é a restrição dos movimentos, traduzindo-se em uma melhor postura.

Por fim, as mobilizações são técnicas empregadas na região espinhal do paciente, onde as junções são massageadas de forma a aumentar a motilidade e flexibilidade da espinha, reduzindo as tensões da área, trazendo imenso alívio nas dores, respaldando a correção da postura.

A massagem, certamente, poderá trazer inúmeros benefícios a sua postura. A má postura pode ser ocasionada por diversos fatores e motivos, resultando em problemas mais graves, influenciando até mesmo o funcionamento de órgãos e sistemas, trazendo complicações mais preocupantes.

Sendo assim, a massagem terapêutica combinada com exercícios físicos regulares tornam-se excelentes aliados contra a má postura, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar daqueles que procuram ter uma vida mais saudável e livre de dores e desconfortos.

E você, tem problemas de postura? Se a sua resposta for afirmativa, que tal começar a implementar a massagem e mais exercícios físicos no seu dia a dia? Você só terá benefícios, com a postura correta e livre de dores.

Gostou? Então Compartilhe!

2 comentários em “Como a Massagem Pode Melhorar a sua Postura”

  • Tem dia que eu saio do trabalho urrando de dores nas costas e tudo o que eu mais queria era uma massagem para aliviar. Não sei se é minha postura que é errada, vou observar com mais atenção, mas as dores nas costas são terríveis. Gostei do texto, muito informativo e, a partir de hoje, irei me policiar mais, arrumar a postura e fazer mais exercícios e pelo menos uma massagem de vez em quando…

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *