Ansiedade e estresse são estados emocionais de inquietação ocasionados por preocupações excessivas a respeito de possíveis adversidades futuras. Porém, essa definição clássica e teórica de ansiedade não reflete totalmente o quão danoso se sente a pessoa acometida por esta situação.

E uma das piores consequências deste estado de preocupação constante é que gera ainda mais estresse, aumentando ainda mais a ansiedade, tornando a pessoa incapaz de controlar seu elevado grau de agitação interior.

Felizmente, existem inúmeras formas de contornar estas situações, reduzindo a intensidade e a frequência dos momentos de ansiedade e estresse, incluindo as terapias de massagem direcionadas para tratamentos específicos destas causas.

Estudos e pesquisas indicam que a massagem terapêutica pode reduzir a ansiedade, inclusive quando pacientes estão passando por dores crônicas, doenças, distúrbios emocionais e reabilitação de drogas.

As terapias de massagem reduzem os sentimentos e casos de ansiedade pois reduzem os níveis de hormônios do estresse (cortisol), reduz as dores, mitiga a rigidez e tensões musculares e ativa a parte do cérebro responsável pelos sentimentos de bem-estar e felicidade.

Se você neste exato momento você se sente muito tenso(a), ansioso(a) e preocupado(a), você não está sozinho; assim como também poderá se livrar desta condição ou, ao menos, mitigá-la com apenas técnicas e métodos simples autoaplicáveis que poderão lhe trazer mais conforto.

Para amenizar os efeitos da ansiedade você poderá experimentar, pelo menos uma vez ao mês, uma massagem sueca ou dos tecidos profundos. Você se sentirá mais calmo, o que o induzirá a ficar mais concentrado e menos agitado.

Caso não seja possível, uma auto-massagem pode ser indicada, porém com efeitos menores, mas que o ajudarão a reduzir a ansiedade. Experimente utilizar bolinhas de tênis para realizar as massagens, apoiando sobre o chão ou outra superfície rígida, contra pontos de tensão em seu corpo.

Uma forma interessante de ajudar a reduzir a ansiedade é o contato humano. Abrace mais as pessoas. O calor do contato e do toque são importantes para nós. Pessoas que são tocadas com mais frequência são mais felizes, mais calmas e menos ansiosas. Por isso um bom abraço e uma boa massagem são fundamentais para nossa saúde mental.

massagem contra estresse e ansiedade

Alongue-se. Ao acordar faça uma auto-massagem no seu pescoço e mãos. Alongue bem os braços e a coluna. Estique-se o máximo que puder. Permita-se ficar um tempo deitado na cama, depois de acordado, se alongando e espreguiçando. O alongamento aliviará também as tensões musculares, amenizando a ansiedade.

Respire profundamente. Sempre que você se sentir agitado, ansioso e nervoso, pare e respire. Puxe o ar pelo nariz e solte pela boca. Renove completamente o ar de seus pulmões com uma boa respiração profunda. Inale o ar por quatro segundos, segure-o por sete segundos e depois solte-o por oito segundos.

A respiração adequada o ajudará reduzir o estresse causado pela ansiedade e deixá-lo menos agitado.

Além da redução dos níveis de cortisol, a massagem também atua aumentando a atividade do sistema nervoso parassimpático, que age acalmando o corpo e a mente durante os estágios de estresse.

Outros estudos demonstram que pressões mais intensas e moderadas na massagem são mais efetivas do que os toques leves, para alívio da ansiedade. Toques com pressões moderadas também melhoram a concentração e a resposta imunológica do corpo, pois aumentam a quantidade de células de defesa do corpo.

Além da massagem, medicamentos, alimentação balanceada e exercícios físicos regulares formam excelentes aliados na luta contra a ansiedade, depressão e estresse.

E você, quer relaxar, aliviar o estresse, se sentir mais disposto e feliz? Então confira as massagistas profissionais anunciadas no Ellas Massagistas e sinta-se novamente relaxado e completamente revigorado.

Gostou? Então Compartilhe!

2 comentários em “Como Reduzir a Ansiedade e o Estresse com a Massagem”

  • Já sofri muito com ansiedade e depressão. São sentimentos incontroláveis e que exigem muito cuidado e dedicação do paciente para reduzi-los ou eliminá-los de sua vida.
    O excesso de estresse me provocava ansiedade e este, por sua, não me permitia manter focado e concentrado. Era um estado de inquietação constante, que só foi melhorado com o uso regular de medicamentos fortes e controlados.
    E, para reduzir a minha dependência a esses remédios, decidi praticar esportes, me alimentar melhor e relaxar mais. A massagem, por exemplo, tem se mostrado uma excelente maneira de me manter mais calmo, menos agitado e nervoso.
    Realmente o estado de tranquilidade e relaxamento é muito grande depois de uma sessão de massagem, principalmente quando feito por profissionais.
    Recomendo a todos que sofrem deste terrível mal de depressão e ansiedade que procurem tratamentos alternativos, como a massagem, para aliviar os sintomas.
    Realmente funciona muito bem!

  • Eu sou muito estressado. Nos picos de estresse eu ficava tão ansioso que tinha muita dificuldade para dormir e relaxar. Era um estado de vigília constante, sem dormir ou apenas acalmar, muito ruim. Tive vários outros problemas por causa disso, como gastrite, perda de peso, insônia e falta de concentração.
    Tive uma melhora significativa com atividade física, mas vejo que não está sendo mais suficiente. Vou tentar a massagem também, quem sabe eu consiga melhorar ainda mais e reduza minha ansiedade e nervosismo.
    Alguma massagista para me ajudar a relaxar??

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *