A massagem sueca, apesar de ser a modalidade de terapia mais comum e aplicada nas clínicas de massagens, é composta por muitos e variados tipos de técnicas diferentes que podem ser utilizadas em uma sessão.

O alcance dos subtipos das massagens podem variar de movimentos e toques suaves e delicados até a massagem dos tecidos profundos. E saber como aplicar e escolher a técnica correta é o segredo do sucesso para o alcance dos resultados almejados.

Sendo assim, nosso objetivo neste artigo é mostrar como executar e performar o conjunto de modalidades da massagem sueca, abordando os principais tipos e técnicas aplicados neste tratamento.

Primeiramente, como introdução, veremos que a massagem sueca é uma das mais antigas técnicas de terapia alternativa, amplamente utilizada pelas civilizações antigas como método para cura e prevenção de males e enfermidades.

Já as técnicas modernas de massagem são os resultados da constante evolução e desenvolvimento da massagem, não deixando de lado o forte componente social que contribuiu, ao longo dos anos, para modificação e implementação de novas técnicas e procedimentos de massagens.

Na cultura ocidental moderna, a principal modalidade de massagem é a sueca. E entre os principais movimentos da massagem sueca podemos destacar: Effleurage, Petrissage, Fricção e Tapotement.

Existem também outros movimentos menos utilizados, porém muito importantes que merecem ser destacados, entre eles: a Vibração e a Compressão.

Antes de iniciarmos explicando os movimentos da massagem sueca, é salutar explicar as principais diretrizes desta técnica, com o intuito introduzir as principais regras para todos os massagistas terapeutas.

Sempre, lembre-se disso, todos os movimentos de massagem devem ser realizados de acordo com as necessidades do paciente. Assim, a pressão e a velocidade exercidas devem estar em sintonia com o tipo de tratamento a ser abordado para satisfazer os objetivos propostos.

Assim, se o efeito desejado é o relaxamento, indicam-se menores pressões e velocidades nos movimentos dos toques da massagem. Ao contrário, se o objetivo é o revigoramento serão necessários aplicações de massagens mais intensas e rápidas.

Como regra geral, todos os movimentos devem ser feitos na direção do coração, ou seguindo o sistema linfático. A sessão de massagem deve ter um ritmo, uma cadência pré definida, sem interrupções ou desvios desnecessários.

Sempre converse com o paciente. A pressão e a velocidade dos movimentos devem ser confortáveis e adequadas ao tratamento. Por fim, o massagista também deve estar relaxado ao aplicar a massagem, caso contrário toda a sua tensão será transmitida ao paciente durante o tratamento.

effleurage na massagem

Petrissage: é um tipo de movimento da massagem sueca, cujo objetivo é a aplicação de toques mais intensos e profundos. Geralmente são movimentos aplicados com a palma da mão, com a ponta dos dedos ou polegares. Entre as principais formas de execução dos movimentos estão o amassamento, a torção e a rolagem.

Effleurage: Já este tipo de movimento é mais cadenciado, lento e com menor pressão. Os toques são mais calmos, com maiores amplitudes e mais lentos. O objetivo é manter o máximo possível de contato entre o massagista e seu receptor para aquecer e preparar os músculos para o petrissage.

Tapotement: Também conhecida como percussão, trata-se de movimentos mais rítmicos e rápidos utilizados com a formatação das mãos em concha. É utilizada, principalmente,  para ativar o sistema nervoso, como uma estimulação mecânica para acelerar as funções linfáticas do corpo.

Fricção: É o movimento utilizado para relaxar os tecidos superficiais e profundos, aplicando intensidades e velocidades moderadas.  Geralmente, a técnica é empregada com toques realizados com as pontas dos dedos e com movimentos circulares em diferentes direções.

Vibrações: As vibrações são movimentos bem rápidos, porém pouco intensos, realizados com os dedos e a palma da mão com uma frequência muito alta. A rapidez dos movimentos combinados com baixa pressão, torna possível a criação de toques de vibração fina, com sensações de tremores.

Compressões: Nesta modalidade são utilizados vários níveis de pressão, sendo aplicados com os cotovelos, mãos, joelhos e pés para gerar uma ampla variação de intensidades dos toques em diversas partes do corpo.

Porém, antes de aplicar as modalidades e técnicas descritas, todo massagista deverá:

  • Conhecer toda a anatomia humana, e saber como avaliar o estado do paciente através de um exame visual e outros questionamentos;
  • Saber examinar todo o histórico e quadro de saúde geral do paciente. Essas informações são necessárias para determinar as contraindicações possíveis apresentadas no tratamento e projetar todo o plano de procedimentos a serem implementados;
  • Ter habilidades de comunicação para saber extrair informações valiosas dos pacientes, que o apoiaram no plano e na estratégia de tratamento;
  • Além disso, deverá ter ética e comportamento condizente com a responsabilidade da profissão, mantendo a privacidade do paciente.

Gostou? Então Compartilhe!

4 comentários em “Aprenda as Técnicas da Massagem Sueca”

  • A massagem sueca é uma das massagens mais relaxantes que existem. E também é super simples de aplicar.
    Claro que alguns cuidados devem ser tomados, e como qualquer outra massagem requer treinamento. Quem sabe e controla todas as técnicas da massagem sueca, consegue obter qualquer resultado, seja relaxamento ou revigoramento.
    Gostaria muito saber onde aprender mais sobre a massagem sueca. Os benefícios são maravilhosos e é uma excelente terapia para amenizar o estresse e as tensões nervosas.

  • Já recebi uma massagem sueca da gata Ana e foi inesquecível!
    O que eu gosto nesta modalidade de massagem é que ela começa bem lentamente e relaxante e depois começa a ficar mais vigorosa, eliminando qualquer tensão nervosa e aliviando as dores.
    O interessante é que dentro da massagem sueca também existem outros tipos de movimentos, que esses eu desconhecia. Muito bom o texto, gostaria que houvesse uma extensão, com mais detalhamento ensinando a execução dos procedimentos.

  • Uma massagem sueca bem feita não tem igual!! Nada é mais relaxante… Gostaria de mais contatos de massagistas que dominam esta técnica. A massagista que eu frequentava era muito boa na massagem sueca, mas se mudou e nunca mais encontrei uma profissional como ela.

  • Que aula de massagem!! Adorei as dicas. Não sabia que existia tanta técnica para se fazer uma massagem. Muito detalhado, os tipos de movimentos são surpreendentes. Gostei de aprender mais um pouco sobre massagem sueca, parecia algo tão simples vendo o massagista fazendo.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *