Você já ouviu falar em ASMR? Em inglês é a abreviação para Autonomous Sensory Meridian Response. Podendo ser traduzido para Resposta Sensorial Meridiana Autônoma.

Mas afinal, o que significa tudo isso? ASMR nada mais é do que experiências e sensações agradáveis desencadeadas de forma autônoma, não voluntária, como arrepios e formigamentos, a partir de toques, sussurros, sons peculiares e outros.

A ideia fundamental das técnicas de ASMR é gerar mais relaxamento e bem estar às pessoas, acalmando-as através de vários estímulos relaxantes, delicados e específicos que funcionam como gatilhos sensoriais, ativando a resposta autônoma.

As respostas aos estímulos podem variar muito de uma pessoa para outra. Alguns conseguem experimentar arrepios e formigamentos na cabeça e em toda a extensão da coluna apenas com sons de objetos ou falas sussurrantes. Outros ficam somente mais relaxados e sonolentos.

Já outro grupo de pessoas apenas conseguem experimentar as respostas sensoriais autônomas através do toque, como a massagem, que poderá engatilhar uma série de sensações deliciosas e prazerosas, provocando um intenso relaxamento.

Mas como a Resposta Sensorial Meridiana Autônoma – ASMR – funciona? Infelizmente, não há uma explicação precisa científica relatando totalmente o funcionamento da ASMR, ou mesmo o motivo de seu desencadeamento, apenas os benefícios.

O que podemos afirmar, com certeza, é que as experiências alcançadas são diferentes para cada indivíduo. Algumas pessoas, como exemplo, não conseguem experimentar nenhuma das sensações do ASMR. Assim, tem que experimentar as técnicas para saber quais são os gatilhos que funcionam para cada um.

Atualmente, muitos vídeos e áudios estão sendo veiculados na internet com os mais variados tipos de gatilhos, com sons de várias frequências e tons, contendo sussurros, barulhos de objetos sendo tocados, além de outras técnicas com apelos visuais contendo movimentos agradáveis de relaxamento.

Um grupo específico também podem ter suas sensações do ASMR ativadas através do olfato, por exemplo, com um cheiro característico engatilhando uma série de respostas sensoriais autônomas extremamente prazerosas e reconfortantes.

A massagem ASMR já está se tornando muito popular entre os praticantes de outras modalidades. Neste aspecto, a massagem tem como objetivo funcionar como um potente gatilho, primordialmente, ativando todos os nossos sentidos.

Massagem na ASMR

Afinal, o que é a massagem ASMR e qual o seu objetivo?

De forma resumida, a massagem ASMR é uma modalidade de massagem, cujo intuito é direcionar as estimulações obtidas pelos toques desencadeando uma série de sensações prazerosas e um estado de intenso e profundo relaxamento.

A massagem, com o objetivo de ativar a ASMR, é um pouco mais diferente de outras formas de massagem. Ao entrar em uma sessão da terapia, você entrará em um ambiente com uma música suave e sons relaxantes. O massagista também, antes de começar os procedimentos, irá aplicar óleos e loções determinados em seu rosto, ombros e pescoço.

A massagem ASMR irá focar fundamentalmente nesta região superior do corpo, com toques muitos suaves e repetitivos, podendo ser utilizados objetos com textura suave, gerando ainda mais relaxamento.

O massagista também poderá avançar para outras regiões do corpo, mais sensíveis e propensas à ativação de gatilhos sensoriais, como os lóbulos das orelhas, nariz e couro cabeludo; partes pouco exploradas em outras modalidades de massagens, mas extremamente propensas a desencadear uma experiência deliciosa.

Alguns massagistas terapeutas também podem intensificar as sensações, ao manusear os seus cabelos, como complementação à massagem do couro cabeludo. Outros podem sussurrar palavras e sons com baixo volume ao seu ouvido, enquanto realizam a massagem.

Essa variedade de gatilhos sensoriais e reunidos irá intensificar as respostas autônomas, tornando a experiência muito mais profunda, com o aumento da sensibilidade, aguçando ainda mais as sensações de prazer e relaxamento obtidas com o procedimento.

Essas sensações únicas e relaxantes da ASMR são excelentes para redução das tensões de seu corpo. Durante a sessão, com os toques suaves da massagem direcionada, carinhos e sussurros ao pé do ouvido, além dos sons ambientes de objetos sendo explorados pelo massagista, não será uma surpresa se você se arrepiar todo(a) e, até mesmo, adormecer.

Alguns praticantes da massagem ASMR também relataram que a temperatura do ambiente pode favorecer ou dificultar o engatilhamento das sensações. Geralmente, uma temperatura ambiente amena ou levemente aquecida traz mais conforto e bem-estar, funcionando como um agente indutor para alcançarmos a reações desejadas com mais celeridade.

E você, já sentiu alguma dessas sensações agradáveis de relaxamento, como resposta à ASMR? Às vezes um som característico, como o barulho de uma embalagem sendo aberta, pode desencadear uma sensação deliciosa, com arrepios, formigamentos na parte posterior da cabeça, extremamente relaxante.

Não raro, em muitas sessões de massagem como o propósito da Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, muitos praticantes e pacientes costumam relatar que sentem com se estivessem entrando em um estado de transe consciente.

Algumas pessoas, mais sensíveis, relatam como se estivessem acessando um estado meditativo, com muita paz e relaxamento.

Gostou? Então Compartilhe!

5 comentários em “O que é a Massagem com Resposta Sensorial Meridiana Autônoma (ASMR)?”

  • Sou extremamente sensível ao ASMR. Em vários vídeos da internet, consigo ter os arrepios e formigamentos que muitos descrevem, com facilidade.
    Adoro quando focam em gatilhos como sons de objetos de veludo e tecidos delicados. Sinto uma paz de espírito e uma calma que não consigo descrever com palavras.
    Nunca tentei fazer massagem com esta finalidade, mas deve ser uma delícia! Fico imaginando o massagista, delicadamente, fazendo a massagem com uma barulho de água ao fundo… Só de pensar já começo a ter os arrepios! Deve ser muito acalmante um massagem desta. Vou querer experimentar.

  • Nunca acreditei muito nessa ideia do ASMR, sempre achei que era modinha de internet. Mas comecei a fazer massagem e reparei que em alguns momentos com toques mais leves e suaves eu sentia muitos arrepios e uma paz interior muito grande. Agora, com sons e sussurros não sinto absolutamente nada! Só fico um pouco sonolenta e bem relaxada… Mas é incrível como uma massagem pode despertar sentidos que nunca sentimos antes. Adorei!!

  • Já tentei esse lance de ASMR, mas comigo não rolou nada. Mas uma massagem bem feita e caprichada sempre é muito bom. Viro outra pessoa, consigo me concentrar mais, a dores acabam, fico mais relaxado e calmo.
    Vou insistir nessa nova técnica do asmr, quem sabe consigo um dia sentir todas essas sensações escritas no texto.

  • Me diz onde eu consigo fazer uma massagem de asmr? Já procurei na internet toda e poucas pessoas oferecem este serviço. Adoraria sentir aqueles deliciosos arrepios só com os toques. Estou há mais de 02 anos acompanhando tudo sobre asmr e estou adorando passar por essas experiências, é gostoso demais aquela sensação de arrepio na cabeça e na nuca. Tenho vários com sons mais suaves, mas nunca tentei com toques e massagens. Será que alguma massagista no Ellas faz esse tipo de massagem?

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *