O termo massagem laboral está relacionado com a aplicação de massagens terapêuticas no ambiente de trabalho, com o emprego de inúmeros procedimentos e técnicas de massagem apropriados para o ambiente e atividade profissional.

Além do ambiente corporativo e empresarial, a massagem laboral também é, por diversas vezes, empregada em eventos, confraternizações, feiras de negócios e temáticas.

Entre outros objetivos da massagem laboral, também podemos destacar a elaboração de programas destinados à prevenção de doenças e males diversos e, até mesmo, reabilitação de determinadas doenças ocupacionais.

A massagem laboral também pode ter como meta, além da prevenção de enfermidades, a ampliação da motivação da equipe de trabalho, contribuindo para o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Mas para que esses objetivos sejam, de fato, alcançados é necessário um planejamento prévio, além da capacidade do profissional massagista ou terapeuta em identificar as práticas de massagens mais recomendadas e adequadas para aquele específico ambiente de trabalho e público alvo.

Antes de se iniciar o planejamento, há a necessidade de que este mesmo profissional converse com os trabalhadores, analisando suas queixas, problemas e suas sugestões também.

Além de avaliar a situação de trabalho destes colaboradores, tentando ajustar todas essas variáveis às finalidades da empresa que contratou os serviços de massagem; o massagista precisará, a todo momento, conduzir os participantes das atividades, persuadindo-os a respeito dos benefícios da massagem na melhoria de sua qualidade de vida no trabalho.

Toda a equipe empresarial e técnica deverá estar engajada no projeto.

O diálogo eficaz e contínuo do terapeuta com os colaboradores, departamentos de recursos humanos, médico e de segurança no trabalho deve estar sempre presente, de forma que a execução do plano seja conduzida da melhor maneira possível, eliminado os erros, falhas e impedimentos que possam surgir.

Para isso, será crucial que toda a equipe esteja alinhada e motivada, com a infraestrutura necessária para condução dos trabalhos, garantindo a sustentabilidade do projeto de massagem laboral e a obtenção dos resultados inicialmente estipulados.

Assim, para a elaboração do projeto de massagem laboral, serão necessários que alguns passos sejam antes definidos:

  • Quais as técnicas e modalidades de massagem empregadas;
  • Quem será o público alvo, com a definição dos grupos, divididos de acordo com suas necessidades específicas, baseadas nas suas funções laborais;
  • A quantidade de participantes por grupo;
  • Como e quem conduzirá as massagens;
  • Quais as frequências das sessões para cada grupo;
  • E, finalmente, o tempo de duração do projeto.

Satisfeitas essas condições o planejamento estará pronto para ser posto em prática.

Assim podemos constatar que os benefícios da massagem no ambiente de trabalho são muitos e com consequências maravilhosas para toda a equipe e organização.

Colaboradores trabalham melhor e com mais produtividade quando são valorizados pela empresa, e quando esta se preocupa com sua saúde e bem-estar.

massagem empresarial

A massagem corporativa permite que os trabalhadores sejam mais cuidadosos, menos desatenciosos, mais concentrados, na medida em que dores, desconfortos e ansiedades são mitigados.

Um ambiente de negócios com pessoas mais relaxadas é um grande estimulo à criatividade. Esta, por sua vez, faz aflorar toda a capacidade e empenho de sua equipe, com consequente aumento da produtividade.

A retenção dos talentos também é beneficiada. Que talento não gostaria de trabalhar em um ambiente que se preocupa com seu bem-estar e condições de trabalho? Além da retenção de talentos, a atração destes também é ampliada com programas que valorizam os colaboradores.

Outro benefício imediato é que a massagem dos tecidos profundos, como exemplo, pode instantaneamente relaxar e aliviar uma ampla variedade de tensões, revigorando o receptor, tornando-o muito mais disposto e produtivo para realizar atividades complexas que requerem mais concentração.

Colaboradores, dependendo de suas funções, precisam ser extremamente resilientes; ou seja, flexíveis e capazes de se adaptar a condições e situações estressantes e desgastantes.

Com apenas alguns minutos diários de massagem terapêutica, estes profissionais já se sentirão mais relaxados, com seus batimentos cardíacos mais controlados, sua circulação sanguínea aumentada, tornando-os mais calmos, com seus estoques e níveis energéticos mais elevados.

Todos esses benefícios tornarão estes funcionários mais propensos a tomar as decisões mais adequadas, com os pensamentos mais claros, reduzindo os erros e os efeitos que cotidianas situações de estresses podem suscitar.

Para muitos funcionários e profissionais, diante da rotina diária atarefada e extremamente ocupada, destinar alguns minutos para a prática de alguma atividade relaxante pode ser muito improvável.

Sendo assim, a implementação de um plano de massagem laboral pode ser uma alternativa conveniente.

Com apenas uma cadeira de massagem e um profissional de massagem qualificado e credenciado, qualquer empresa pode, facilmente, configurar e ajustar o ambiente de trabalho para melhorar a vida de seus colaboradores.

Uma sessão de massagem pode ter a mesma duração que o intervalo para o café. E uma vez que não é necessário o uso de óleos e loções, não há a necessidades de se retirar qualquer peça de roupa também.

Após a massagem, muitos funcionários e profissionais reportam estar mais focados, com menos tensão e dores, com atitude mais positiva, tornando o ambiente e as atividades empresariais muitos mais produtivas.

Funcionários saudáveis e felizes são mais comprometidos com seus empregos e funções, e a empresa que identificar e implementar medidas que possam trazer melhores condições de trabalhos, certamente, não apenas se tornará mais eficiente, como também será mais valorizada no meio corporativo.

Gostou? Então Compartilhe!

Um comentário em “O Que é e Quais os Benefícios da Massagem Laboral”

  • Ótimo artigo! É uma pena que muitas empresas encarem a massagem laboral como apenas um custo, ao invés de pensarem como um investimento.
    Um funcionário mais valorizado e disposto é muito mais produtivo. No meu trabalho foi implementada a massagem laboral e a produtividade aumentou muito mais do que o valor investido com o profissionais e locais de massagem.
    O faturamento aumentou muito mais do que os custos e, assim, o lucro da empresa majorou muito mais do que o previsto.
    Outra consequência benéfica identificada foi a redução da quantidade de ausências e licenças médicas, além da menor utilização do ambulatório da companhia.
    Os benefícios vão muito além do simples aumento de produtividade, com melhora do clima empresarial, redução de doenças e valorização do profissional.
    Parabéns ao Ellas por abordar um assunto tão interessante e atual!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *