O termo massagem laboral está relacionado com a aplicação de massagens terapêuticas no ambiente de trabalho, com o emprego de inúmeros procedimentos e técnicas de massagem apropriados para o ambiente e atividade profissional.

Além do ambiente corporativo e empresarial, a massagem laboral também é, por diversas vezes, empregada em eventos, confraternizações, feiras de negócios e temáticas.

Entre outros objetivos da massagem laboral, também podemos destacar a elaboração de programas destinados à prevenção de doenças e males diversos e, até mesmo, reabilitação de determinadas doenças ocupacionais.

A massagem laboral também pode ter como meta, além da prevenção de enfermidades, a ampliação da motivação da equipe de trabalho, contribuindo para o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Mas para que esses objetivos sejam, de fato, alcançados é necessário um planejamento prévio, além da capacidade do profissional massagista ou terapeuta em identificar as práticas de massagens mais recomendadas e adequadas para aquele específico ambiente de trabalho e público alvo.

Antes de se iniciar o planejamento, há a necessidade de que este mesmo profissional converse com os trabalhadores, analisando suas queixas, problemas e suas sugestões também.

Além de avaliar a situação de trabalho destes colaboradores, tentando ajustar todas essas variáveis às finalidades da empresa que contratou os serviços de massagem; o massagista precisará, a todo momento, conduzir os participantes das atividades, persuadindo-os a respeito dos benefícios da massagem na melhoria de sua qualidade de vida no trabalho.

Toda a equipe empresarial e técnica deverá estar engajada no projeto.

O diálogo eficaz e contínuo do terapeuta com os colaboradores, departamentos de recursos humanos, médico e de segurança no trabalho deve estar sempre presente, de forma que a execução do plano seja conduzida da melhor maneira possível, eliminado os erros, falhas e impedimentos que possam surgir.

Para isso, será crucial que toda a equipe esteja alinhada e motivada, com a infraestrutura necessária para condução dos trabalhos, garantindo a sustentabilidade do projeto de massagem laboral e a obtenção dos resultados inicialmente estipulados.

Assim, para a elaboração do projeto de massagem laboral, serão necessários que alguns passos sejam antes definidos:

  • Quais as técnicas e modalidades de massagem empregadas;
  • Quem será o público alvo, com a definição dos grupos, divididos de acordo com suas necessidades específicas, baseadas nas suas funções laborais;
  • A quantidade de participantes por grupo;
  • Como e quem conduzirá as massagens;
  • Quais as frequências das sessões para cada grupo;
  • E, finalmente, o tempo de duração do projeto.

Satisfeitas essas condições o planejamento estará pronto para ser posto em prática.

Assim podemos constatar que os benefícios da massagem no ambiente de trabalho são muitos e com consequências maravilhosas para toda a equipe e organização.

Colaboradores trabalham melhor e com mais produtividade quando são valorizados pela empresa, e quando esta se preocupa com sua saúde e bem-estar.

massagem empresarial

A massagem corporativa permite que os trabalhadores sejam mais cuidadosos, menos desatenciosos, mais concentrados, na medida em que dores, desconfortos e ansiedades são mitigados.

Um ambiente de negócios com pessoas mais relaxadas é um grande estimulo à criatividade. Esta, por sua vez, faz aflorar toda a capacidade e empenho de sua equipe, com consequente aumento da produtividade.

A retenção dos talentos também é beneficiada. Que talento não gostaria de trabalhar em um ambiente que se preocupa com seu bem-estar e condições de trabalho? Além da retenção de talentos, a atração destes também é ampliada com programas que valorizam os colaboradores.

Outro benefício imediato é que a massagem dos tecidos profundos, como exemplo, pode instantaneamente relaxar e aliviar uma ampla variedade de tensões, revigorando o receptor, tornando-o muito mais disposto e produtivo para realizar atividades complexas que requerem mais concentração.

Colaboradores, dependendo de suas funções, precisam ser extremamente resilientes; ou seja, flexíveis e capazes de se adaptar a condições e situações estressantes e desgastantes.

Com apenas alguns minutos diários de massagem terapêutica, estes profissionais já se sentirão mais relaxados, com seus batimentos cardíacos mais controlados, sua circulação sanguínea aumentada, tornando-os mais calmos, com seus estoques e níveis energéticos mais elevados.

Todos esses benefícios tornarão estes funcionários mais propensos a tomar as decisões mais adequadas, com os pensamentos mais claros, reduzindo os erros e os efeitos que cotidianas situações de estresses podem suscitar.

Para muitos funcionários e profissionais, diante da rotina diária atarefada e extremamente ocupada, destinar alguns minutos para a prática de alguma atividade relaxante pode ser muito improvável.

Sendo assim, a implementação de um plano de massagem laboral pode ser uma alternativa conveniente.

Com apenas uma cadeira de massagem e um profissional de massagem qualificado e credenciado, qualquer empresa pode, facilmente, configurar e ajustar o ambiente de trabalho para melhorar a vida de seus colaboradores.

Uma sessão de massagem pode ter a mesma duração que o intervalo para o café. E uma vez que não é necessário o uso de óleos e loções, não há a necessidades de se retirar qualquer peça de roupa também.

Após a massagem, muitos funcionários e profissionais reportam estar mais focados, com menos tensão e dores, com atitude mais positiva, tornando o ambiente e as atividades empresariais muitos mais produtivas.

Funcionários saudáveis e felizes são mais comprometidos com seus empregos e funções, e a empresa que identificar e implementar medidas que possam trazer melhores condições de trabalhos, certamente, não apenas se tornará mais eficiente, como também será mais valorizada no meio corporativo.

Gostou? Então Compartilhe!

3 comentários em “O Que é e Quais os Benefícios da Massagem Laboral”

  • Ótimo artigo! É uma pena que muitas empresas encarem a massagem laboral como apenas um custo, ao invés de pensarem como um investimento.
    Um funcionário mais valorizado e disposto é muito mais produtivo. No meu trabalho foi implementada a massagem laboral e a produtividade aumentou muito mais do que o valor investido com o profissionais e locais de massagem.
    O faturamento aumentou muito mais do que os custos e, assim, o lucro da empresa majorou muito mais do que o previsto.
    Outra consequência benéfica identificada foi a redução da quantidade de ausências e licenças médicas, além da menor utilização do ambulatório da companhia.
    Os benefícios vão muito além do simples aumento de produtividade, com melhora do clima empresarial, redução de doenças e valorização do profissional.
    Parabéns ao Ellas por abordar um assunto tão interessante e atual!

  • No meu trabalho ainda estão implantando a massagem laboral. É um projeto antigo da empresa, mas que está custando a sair do papel. Talvez por causa da condição financeira do país e das pessoas, mas seria um proveitoso investimento. A carga de trabalho é muito grande e o estresse também. Uma massagem rápida durante o dia, certamente tornaria os funcionários muito mais dispostos e mais concentrados para a dura e exaustiva rotina de trabalho.

  • Entao, chegou o momento de oferecer os diversos tipos de ginastica laboral, quais sao os objetivos dessa pratica, os beneficios trazidos aos colaboradores e, dessa forma, garantir qualidade de vida e bem-estar a eles. Alias, quando se trabalha em um local tenso e com constante pressao, os resultados e a criatividade tendem a diminuir, uma vez que o psicologico do empregado e atingido, afetando de forma negativa sua producao.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *