A massagem para ansiedade surge como uma alternativa para devolver o equilíbrio para o corpo e mente, principalmente considerando os impactos dos sintomas no sistema nervoso humano.
Em suma, a longo prazo, os sintomas ansiosos podem desencadear mais estresse, pânico, aumento na frequência cardíaca e respiração, nervosismo, sudorese e mais. Ou seja, um impacto profundo que afeta o corpo e a mente.
Inclusive, pesquisas apontam que a ansiedade é capaz de provocar uma desregulação na corrente sanguínea, afetando o sistema intestinal, sistemas motores e demais órgãos. Não à toa, é considerada como a doença do século.
Com isso em mente, separamos aqui o que você precisa saber para colocar-se no controle da situação e ter mais qualidade de vida. Confira!
Massagem para ansiedade: como os massagistas podem te ajudar
A princípio, cabe destacar o papel dos massagistas na rotina de milhares de pessoas que sofrem com os sintomas ansiosos, desde os mais leves até os mais severos.
Em suma, o período atual é considerado de crise, principalmente com a pandemia e pós-pandemia.
Ou seja, os últimos anos provocaram um aumento nos níveis gerais do estresse humano e desencadearam outras doenças.
Medicamente, a combinação de ansiedade e estresse elevam a liberação de cortisol na corrente sanguínea comprometendo a sensação de bem-estar.
Assim, afeta a fisiologia, neurologia e o psicológico humano, funcionando em um ciclo: quanto maior o estresse e ansiedade, maior os sintomas, e assim por diante.
Da mesma maneira, a rotina atual tem mais movimento, causando aquela sensação de que tudo deveria ser imediato, rápido, sem complicações. O que não é exatamente uma realidade e gera frustração.
No Brasil, há em torno de 10% da população convivendo diariamente com o transtorno de ansiedade.
Neste aspecto, a massagem para ansiedade é um instrumento capaz de proporcionar a melhora geral no quadro, cura e aumentar as sensações de equilíbrio e felicidade.
Como os massagistas podem te ajudar?
A realidade da massagem é que seu principal benefício é o relaxamento.
Da mesma maneira, isso provoca uma melhora profunda no tratamento de dores musculares e amenizando os impactos de diversos transtornos. Tudo para que você tenha mais qualidade de vida.
Portanto, você está cuidando de si de maneira completa através do corpo, equilibrando a mente e evitando os efeitos adversos de uma crise.
Afinal, após alguns minutos ansiosos, é comum sentir que o corpo todo dói, principalmente a cabeça e os ombros.
Isso acontece devido a tensão, que compromete as vias respiratórias e contrai os músculos, gerando uma descarga no organismo. Então, os massagistas resolvem essas questões garantindo que a tensão seja aliviada.
Logo, você pode escolher a melhor massagem para você e começar a fazer em casa, garantindo efeitos positivos desde o primeiro dia.
Dicas práticas de automassagem
Visando melhorar os efeitos da massagem em casa, o primeiro passo é encontrar um local adequado, que seja seguro e permita que você relaxe.
Em seguida, respire profundamente algumas vezes, para aliviar o estresse de estresse interno, e movimente os ombros para trás, em movimento rotacional.
Agora, comece a massagear o rosto usando a ponta dos dedos de forma firme, mas leve, sem muita força.
O ideal é começar com movimentos circulares nas têmporas e testa e movimentos retor, em direção ao couro cabeludo, em toda a mandíbula.
Em seguida, é hora de massagear o trapézio, a região do pescoço e ombros, onde a tensão costuma se acumular. Mas, se preferir, você também pode fazer nas pernas e braços.
Além disso, se a ansiedade prejudica o seu sistema intestinal, invista em massagens na área do abdômen. Inclusive, ao melhorar esse sintoma, você também sentirá uma redução nos picos de ansiedade e desconfortos abdominais.
Massagem para ansiedade: procure um profissional
A realidade das massagens é que deixaram de ser um artigo de luxo para ser uma necessidade para melhorar a qualidade de vida.
Justamente por isso, muitos começaram a procurar massagistas em São Paulo, que atendem em clínicas ou em domicílio.
Na maioria das vezes, é uma das terapias alternativas que harmonizam com outros tratamentos, como a psicoterapia e a acupuntura ou mesmo uma massagem para os pés, aliviando outros sintomas do cansaço.
Para começar a procurar um profissional, é essencial considerar quais são os seus objetivos e ter uma conversa sincera, expondo as suas expectativas.
Em síntese, cada um dos tipos pode trazer vantagens específicas. Então, fale sobre aquilo que espera e considere qual será mais interessante para o seu caso.
Além disso, alguns usufruem melhor da massagem aliada a aromaterapia, enquanto outros são mais sensíveis aos cheiros e optam por óleos apenas durante a prática.
Melhores pontos para ansiedade
Pensando na ansiedade, os massagistas em São Paulo destacam a importância de apostar nos pontos de impacto do corpo humano, dentre eles:
- Lóbulo das orelhas;
- A área plantar dos pés;
- Têmporas;
- Trapézio: ombros e pescoço.
Mas também é interessante considerar áreas que você tem maior tensão, já que alguns indivíduos conseguem relaxar melhor com massagens em áreas especificas do corpo, como nas mãos, cabeça e pernas.
Já aqueles que sofrem com crises frequentes de ansiedade, a melhor alternativa é aliar a massagem com outras terapias alternativas, como a auriculoterapia.
Entretanto, lembre-se da importância de buscar tratamento psicológico, para entender as causas e focar em um tratamento profundo e efetivo, evitando a piora do quadro.
Na rotina, o ideal é focar em pontos gerais, para alívio mais rápido, que podem ser pressionados durante o trabalho, estudo e assim por diante. Mas que só terão efeitos práticos com outras técnicas.
Por exemplo, você pode pressionar o lóbulo da orelha enquanto controla a respiração, evitando os picos do estresse. Mas investe em cuidados maiores ao chegar em casa e nas sessões de massagem para ansiedade.
Neste cenário, siga o método de respiração 4-2-6: puxe o ar por até 4 segundos, segure por 2 segundos e solte por 6 segundos. Esse exercício auxilia na liberação da tensão geral e faz a sua atenção ir para o ato de respirar e não para o motivo do estresse/ansiedade.
Logo, é um exercício bastante indicado para o ambiente de trabalho. Para saber mais e ficar por dentro das novidades, acompanhe a página e comece a investir na sua qualidade de vida para alcançar um equilíbrio físico e mental capaz de evitar outros problemas.
2 comentários em “Massagem para ansiedade – Você no controle!”
Eu tive muitos problemas com ansiedade, tomava remédios de tarja preta, etc. Com o tempo, troquei de emprego, passei a fazer exercícios físicos , me alimentar melhor e fazer massagens, quando eu conseguia. Com o passar do tempo, fui diminuindo os remédios com a ajuda do meu psiquiatra e hoje já não preciso mais de remédios. É o mal deste século! Todo mundo está estressado, seja por causa do trabalho, dos problemas, crise, etc… Mas ainda bem que não preciso mais de medicamentos controlados e as crises fortes de ansiedade pararam. Acho que também tentar levar uma vida mais simples, ajuda muito, com espiritualidade, melhorando nossa conduta, aos poucos vamos nos curando. Ótimo artigo, a abordagem e a influência da massagem no ansiedade foi perfeito.
A ansiedade é mal do século, assim como a depressão e outros problemas de saúde mental. Temos que ser mais humanos, amar o próximo, fazer sempre o bem, livrar-nos nos pensamentos futuros e viver o presente. Fazer o melhor possível no agora, semear boas ações e tratar todos com muito amor. Sei que pode parecer superficial, mas é um ótimo começo… massagens, sim são válidas, assim como exercícios e atividades prazerosas. Mas tentem se afastar de remédios, eles podem até ajudar mas sempre causam efeitos colaterais. Todos eles! Uma boa massagem irá ajudá-lo a relaxar, mas tente ser também uma pessoa mais generosa, amorosa, piedosa e você verá que curando a alma, você também estará cuidando de seu corpo material. Fiquem com Deus todos os que procuram uma ajuda para suas aflições!